
Letramento é a capacidade de se alcançar o conhecimento e a cultura por meio da leitura e da escrita - é a continuação da alfabetização. Letrado é o indivíduo capaz de ler, compreender e posicionar-se criticamente em relação ao texto lido. Infelizmente, pesquisas realizadas freqüentemente apontam que, no Brasil, o nível de letramento da população, em especial dos mais jovens, atinge patamares insuficientes e inadequados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Comparado com outros países emergentes, como China e México, por exemplo, o Brasil apresenta os piores índices na área da educação. O problema é que esta situação se reflete no dia-a-dia das empresas e, mais especificamente, dos profissionais de RH, que enfrentam dificuldades na hora de selecionar um candidato. O obstáculo é encontrar no mercado profissionais que tenham um nível mínimo desejado. Algumas empresas chegam a ficar com seus quadros incompletos devido ao baixo nível cultural dos candidatos, e incluem-se nestes, estudantes universitários.
A baixa qualidade do ensino no país é a maior responsável por esta situação, que vem se agravando incessantemente, e que pode provocar problemas ainda maiores. Estima-se que se o Brasil passar por um processo de grande crescimento, não haverá pessoas qualificadas para acompanhar o desenvolvimento.
Depois de contratados, a dificuldade continua: grande parte dos profissionais apresenta deficiências de comunicação oral e, principalmente, escrita, o que pode ser um fator bloqueador das informações dentro das organizações. A solução que as empresas têm encontrado é investir na educação corporativa, criando programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento, porém, fugindo um pouco do antigo conceito das áreas de treinamento, das organizações do século XX.
Dentro deste cenário, surgem as Universidades Corporativas. Universidade Corporativa é uma organização vinculada às empresas públicas e privadas, que tem como objetivo a qualificação dos profissionais e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para cada cargo ou função. O foco das Universidades Corporativas é a gestão do capital intelectual da corporação. Os gestores têm a consciência de que, cada vez mais, é preciso investir no desenvolvimento humano e apostar nas pessoas como o grande diferencial num mercado competitivo. Afinal, o investimento em recursos humanos é de baixo risco e, normalmente, oferece retorno satisfatório.
A baixa qualidade do ensino no país é a maior responsável por esta situação, que vem se agravando incessantemente, e que pode provocar problemas ainda maiores. Estima-se que se o Brasil passar por um processo de grande crescimento, não haverá pessoas qualificadas para acompanhar o desenvolvimento.
Depois de contratados, a dificuldade continua: grande parte dos profissionais apresenta deficiências de comunicação oral e, principalmente, escrita, o que pode ser um fator bloqueador das informações dentro das organizações. A solução que as empresas têm encontrado é investir na educação corporativa, criando programas de desenvolvimento e aperfeiçoamento, porém, fugindo um pouco do antigo conceito das áreas de treinamento, das organizações do século XX.
Dentro deste cenário, surgem as Universidades Corporativas. Universidade Corporativa é uma organização vinculada às empresas públicas e privadas, que tem como objetivo a qualificação dos profissionais e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para cada cargo ou função. O foco das Universidades Corporativas é a gestão do capital intelectual da corporação. Os gestores têm a consciência de que, cada vez mais, é preciso investir no desenvolvimento humano e apostar nas pessoas como o grande diferencial num mercado competitivo. Afinal, o investimento em recursos humanos é de baixo risco e, normalmente, oferece retorno satisfatório.
Jaqueline Cavalheiro
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